Qual o melhor exercício para dor nas costas? Sejam sozinhos ou combinados com educação postural, saiba que os treinos fazem a diferença na hora de se proteger das dores nas costas. Como aliviar dor nas costas? Saiba que as atividades físicas elas mobilizam, estabilizam e fortalecem a sua coluna. Sendo por isso que elas colaboram para a prevenção das dores.
Exercícios para dor nas costas
Entre os melhores exercícios para dor nas costas estão:
A natação, por meio das braçadas que fortificam os músculos e a água ajuda também a relaxar, uma combinação que alivia as costas;
A musculação por meio das sessões para o abdômen e também as pernas, pois, o corpo ganha mais sustentação, amortecendo os impactos na coluna;
A prancha também é outro exercício isométrico que por sua vez fortalece a musculatura profunda da coluna, sendo eficiente para dor lombar.
Dor nas costas o que pode ser

Qual o melhor exercício para dor nas costas? Saiba que as principais causam de dores nas costas podem incluir problemas de coluna, como também a inflamação do nervo ciático ou até mesmo pedra nos rins e para você ter a certeza deverá diferenciar a características da dor nas costas que é afetada.
Saiba que na maioria das vezes a dor nas costas é de origem muscular e ela surge devido ao cansaço, como por exemplo: o levantamento de peso ou a sua má postura, e que pode ser solucionada com as medidas simples como as compressas mornas e alongamento para dor nas costas.
Mas, caso a dor surgir de repente, e se for muito intensa ou se houver outros sintomas associados, como: febre ou dificuldade para se movimentar, é recomendado que você vá ao médico para que sejam realizados exames e que possa ser indicado o melhor tratamento. Até porque entre as possíveis causas da dor nas costas estão:
Lesão muscular;
Doenças do sistema respiratório que também podem causar dor nas costas principalmente quando você respira;
Pedra nos rins, essa situação também é conhecida como cálculo renal e que também pode causar dor nas costas;
Dor ciática;
Infarto, porque um dos sinais que indicam infarto é a dor no peito que poderá irradiar para as costas;
Hérnia de disco;
Contratura muscular que pode acontecer devido ao cansaço, ao excesso de atividades físicas, postura errada ao sentar entre outros.
Dor nas costas lombar
Esse tipo de dor que também é conhecida como lombalgia, acontece na parte inferior da coluna vertebral e ela está entre as dores mais comuns entre os homens e as mulheres nas diferentes fases da vida, sendo causada no geral por uma lesão em um músculo.
A dor nas costas e pernas, esse incomodo que começa nas costas e que na maioria das vezes se erradia até as pernas, acompanham o trajeto do nervo ciático que é conhecido como dor ciática. Saiba que ele pode ser causado por hérnia de disco e ocasionar dormência, perda de força e também formigamento.
O que é bom para dor nas costas
O tratamento para dor nas costas dependerá da causa, ou seja, depois que houver o diagnóstico, o médico deverá definir um plano de tratamento de acordo com o tipo de dor que você esteja sentindo. A maioria dos tratamentos permite o alivio sintomático e são eleitos como a primeira escolha, pois, se trata de um tratamento conservador.
Como há várias causas ortopédicas de dor nas costas, deve ser realizado inicialmente um tratamento para aliviar a dor, sendo efetuado assim conforme se descreve:
Por prescrição de medicamentos, como: anti-inflamatório, analgésicos e até mesmo relaxante muscular que permitem o alivio da dor e da realização depois de uma melhor reabilitação.
Há casos que são mais graves e o médico pode chegar a receitar esta medicação sob forma de injeção, que por sua vez permite reduzir de forma eficaz até mesmo as dores que são mais fortes;
O tratamento feito em casa poderá na fase aguda fazer a aplicação de gelo durante cerca de 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia. E após a fase aguda, a aplicação de calor é bastante importante para que os seus músculos possam relaxar. E com isso você poderá fazer as compressas de água quente nas áreas que mais estão dolorosas, ou então tomar banho de imersão em água quente;
Realizar repouso pode ser crucial e também bem necessário para você realizar um bom trabalho de recuperação da sua coluna. Então, você deverá descansar e também relaxar ao máximo, o que nem sempre é possível, principalmente nos casos em que há muita dor e que continua o mesmo na posição deitado.
A cessação de atividade desportiva;
A fisioterapia que inclui a aplicação de calor, como também gelo, massagem e aplicações der ultrassons ou até mesmo eletroestimulação são as medidas que podem ser usadas para melhorar a dor nas costas na fase aguda, bem como para também para a prevenção dos futuros episódios;
Os coletes ou os ortóteses eles podem ser muito úteis em algumas situações assim como também em algum tipo de pessoas que está doente. Mas, o seu uso é desaconselhado de forma sistemática dado o descondicionamento do musculo inerente;
Em algumas pessoas doentes da coluna elas podem ter a indicação para algumas intervenções que são minimamente invasivas, como as infiltrações articulares, os bloqueios nervosos ou radiofrequência;
Em outros casos pode ser necessária a cirurgia para poder resolver de forma definitiva o problema. Jamais é de mais referir que a dor nas costas é um sintoma que pode ter várias origens, e algumas delas podem serem potencialmente graves, e que apesar de na maioria das vezes se tratarem de situações que são benignas e também autolimitadas. Sendo por isso, que vale ressaltar que é muito importante que o diagnostico seja realizado de forma correta e realizada pelo médico.
Gostou do nosso conteúdo mas ainda precisa de ajuda? Saiba que oferecemos o serviço de personal trainer e consultar para melhor lhe ajudar, entre em contato!
Leia também sobre como melhorar a sua postura, não deixe de conferir essa e outras matérias aqui no nosso blog!