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Treinamento Funcional

Pare de treinar como um robô. Desafie corpo e mente!

O treinamento funcional é para você que está cansado dos métodos tradicionais e chatos, como nas academias. E procura por algo mais dinâmico e desafiador, esse é o método para você queimar calorias e tornar seu corpo mais forte e definido. 

Benefícios do Treinamento Funcional

DINAMISMO

No treinamento funcional trabalhamos com diversos protocolos de condicionamento e força. Acima de tudo existe uma infinidade de exercícios e variações que nunca mais deixará você desanimado.

CORPO EQUILIBRADO

Objetiva sobretudo melhorar todas as capacidades físicas de forma equilibrada, visando a execução com autonomia, eficiência e segurança das tarefas cotidianas e esportivas..

MAIOR QUEIMA DE GORDURA

Enquanto os métodos de treinamento tradicionais visam o trabalho sobre os músculos.. O Treinamento Funcional baseia-se na prescrição de exercícios que permitem o acionamento de músculos e articulações de forma global, portanto desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força.

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O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional se preocupa com os padrões e a qualidade do movimento, portanto visando a correção de desequilíbrios musculares, o aprimoramento técnico motor, flexibilidade e mobilidade. Nesse sentido, independente do local e dos instrumentos utilizados, os exercícios são adaptado as limitações e necessidades do seu corpo. Isso nos permite liberdade, autonomia e infinitas formas de movimento.

Sem dependermos mais de máquinas ou nos movimentarmos e treinarmos apenas como robôs. Pensando dessa maneira, você não precisa de muitos acessórios ou equipamentos para treinar, muitas vezes podendo fazer treinamento funcional em casa ou ao ar livre!

Isso mesmo, pequenos móveis ou utensílios podem se tornar o seu “kit treinamento funcional”, por exemplo. Enfim, eu vou te mostrar como isso pode ser mais enriquecedor, trazendo mais benefícios e resultados em menos tempo. Comece agora a perder calorias de verdade.

Treinamento funcional exercícios

O objetivo é treinar o corpo para realizar exercícios multifuncionas de forma eficiente, rápida, coordenada e controlada. Trabalhar o corpo de forma integrada e equilibrada, focado não em apenas em uma, mas em todas as capacidades físicas (Força, Coordenação, Equilíbrio, Flexibilidade, etc.).

Nosso corpo é exposto a estresses diário, nas mais diversas posições, sentado, em pé, deitado.. seja praticando o esporte amador que você gosta, carregando compras, os filhos no colo, ou praticando atividades em lazer com a família finais de semana, por exemplo.

Sendo assim é preciso treinar o seu corpo para o inusitado, caso contrário você estará mais exposto e suscetível a lesões. Infelizmente nas academias, ainda vivemos nos exercitando em padrões pobres com exercícios cíclicos e chatos. Passando horas caminhando e/ou correndo em esteiras, por exemplo.

Quando deveríamos treinar, acima de tudo exercícios unilaterais, com movimentos diagonais, laterais, cruzados, etc. Em conclusão, normalmente não treinamos para melhorar nossa qualidade de vida, nem adaptando movimentos para nossa vida cotidiana.

O conceito do treinamento funcional

Mas o que significa treinamento funcional? A palavra “funcional” pode ser entendida de diferentes formas, normalmente equivocada. Porém, o entendimento é que todo treinamento se torna funcional quando existe melhora de qualquer função ou capacidade física. Mas o treinamento funcional não é um método e sim um conceito. A musculação torna-se funcional quando reabilita ou melhora nossa capacidade de gerar força. O pilates quando melhora nossa autonomia e diminui as tensões e dores..

Em conclusão, todos os exercícios ou métodos de treinamento que melhoram a mobilidade articular, força muscular, propriocepção são de alguma forma, funcionais. Pois devolvem ou melhoram capacidades naturais do nosso corpo.  Finalmente, esse conceito nos ajuda a treinarmos para manter uma boa integridade física e mental. Pensando portanto na simetria e equilíbrio das forças e cadeias musculares. Isto é essencial no treinamento funcional.

Somos mais que apenas músculos

A base não está em trabalhar simplesmente os músculos, mas sim as articulações! Isso mesmo, cada articulação se movimenta e estabiliza seu corpo de forma particular.

Porém é importante treinar primeiramente o tronco antes dos membros, ele é a base para o trabalho de braços e pernas, por exemplo. Um tronco forte e estável representa uma base sólida para o trabalho eficiente e seguro de membros.

Como resultado, experimente construir uma casa sem uma boa base de sustentação, considere o peso diário sobre essa base e o resultado é certo, se você tentar continuar construindo, ela cairá! E o seu corpo funciona exatamente igual.