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São as 4 etapas da transformação: "Conhecer, planejar, destruir e reconstruir"

  • Treinamento Funcional: Conheça os benefícios dessa modalidade

    Se você é daqueles que está cansado dos métodos tradicionais de treinamento, como nas academias. E procura por algo mais dinâmico e desafiador, convido você a ler sobre os conceitos do treinamento funcional. O treinamento funcional vem se tornando cada vez mais popular imprescindível em nossas vidas.

    treinamento funcional joinville

    Mas o que significa treinamento funcional? A palavra “funcional” pode ser entendida de diferentes formas, normalmente equivocada. Uns dizem que treinamento funcional é o que funciona, outros, que todo treinamento é funcional quando existe melhora de qualquer função ou capacidade física.

     

    O que é Treinamento Funcional?


    A verdade é que cientificamente, o treinamento funcional é o termo usado para se referir ao tipo de treinamento que objetiva melhorar todas as capacidades físicas de forma equilibrada, visando a execução com autonomia, eficiência e segurança das tarefas cotidianas e esportivas!

     

    treinamento funcional joinville

     

    Enquanto os métodos de treinamento tradicionais visam o trabalho sobre os músculos, o treinamento funcional se preocupa com os padrões e a qualidade do movimento, visando a correção de desequilíbrios musculares, o aprimoramento técnico motor, flexibilidade e mobilidade.

    Componentes que se negligenciados podem aumentar suas chances de desenvolver algum tipo de lesão, principalmente se você for um esportista!

     

    Benefícios do Treinamento Funcional


    Você sabia que os exercícios de mobilidade articular, força e propriocepção são essências para a prevenção de lesões? Mesmo para aqueles que querem treinar hipertrofia? Além disso para mantermos uma boa integridade física o equilíbrio das forças é essencial no treinamento funcional.

    No treinamento funcional a base não está em trabalhar simplesmente os músculos, mas sim as articulações! Isso mesmo, cada articulação se movimenta e estabiliza seu corpo de forma particular.

     

    treinamento funcional joinville

     

    Uma grande regra do treinamento funcional é treinar primeiramente o tronco antes dos membros, chamado de CORE , ele é a base para o trabalho de braços e pernas. Um tronco forte e estável representa uma base sólida para o trabalho eficiente e seguro de membros.

    Experimente construir uma casa sem uma boa base de sustentação, considere o peso diário sobre essa base e o resultado é certo, se você tentar continuar construindo, ela cairá! E o seu corpo funciona exatamente igual.

     

    Exercícios Funcionais


    1- No treinamento funcional antes de fazer movimentos com sobrecarga, aprenda a estabilizar as articulações: quando um segmento se movimenta, diversos músculos desempenham funções estabilizadoras em outras (ou na mesma) partes do corpo na intenção de protegê-lo!

    2- Antes de fazer movimentos complexos, explore o simples. O treinamento funcional é muito conhecido por utilizar movimentos complexos que devem ser explorados. Contudo, o treinamento prévio de movimentos mais simples e básicos garantem aprendizado motor básico para a progressão segura das fases.

    3- Antes da instabilidade, use bases e carga estáveis: exercícios de força com instabilidade costumam ser explorados no treinamento funcional para aumentar a coordenação e equilíbrio. Só não saia agachamento em cima de bolas ou plataformas, isso não é funcional, é malabarismo!

    4– Antes de treinar a quantidade, enfatize a qualidade: aumente seu volume de treino de acordo com sua consciência e controle corporal! Não ultrapasse seus limites, trabalhe neles com sabedoria.

     

    Treino Funcional


    O treinamento funcional ganha mais adeptos e se consolida cada vez mais como uma alternativa de base para vários esportes e complementando diversas outras atividades físicas.

    O Treinamento Funcional baseia-se na prescrição de exercícios que permitem o acionamento de músculos e articulações de forma global, desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força.

     

    treinamento funcional exercícios

     

    Além de mais dinâmico, os treinos funcionais tendem a ser mais intensos trazendo diversos benefícios ao nosso corpo. O treinamento funcional tem crescido em popularidade, contudo, muitas pessoas têm procurado o por esta modalidade como alternativa à musculação tradicional, dentro das academias.

    Embora ambos os treinos sejam resistidos, ou seja com a utilização de cargas: halteres, anilhas e barras. As características de treino são totalmente diferentes. A musculação vê músculos, já o treinamento funcional trabalha o movimento e a melhora técnica dos padrões e como as articulações se movimentam.

     

    Treinamento Funcional em Casa


    No treinamento funcional o objetivo é treinar o corpo para realizar exercícios multifuncionas de forma eficiente, rápida, coordenada e controlada. Trabalhar o corpo de forma integrada e equilibrada, focado não em apenas em uma, mas em todas as capacidades físicas (Força, Coordenação, Equilíbrio, Flexibilidade, etc.).

    Pensando dessa maneira, você não precisa de muitos acessórios ou equipamentos para treinar, muitas vezes podendo fazer treinamento funcional em casa!

    Isso mesmo, pequenos móveis ou utensílios podem se tornar o seu “kit treinamento funcional”, por exemplo. Basta apenas entender um pouco como nossas articulações funcionam e assim criar uma infinidade de movimentos e exercícios.

     

    treinamento funcional em casa

     

    Infelizmente nas academias, ainda vivemos nos exercitando em padrões pobres com exercícios cíclicos e chatos. Passando horas caminhando e/ou correndo em esteiras, por exemplo. Sem exercícios unilaterais, sem nos movimentarmos diagonalmente ou lateralmente. Em conclusão, normalmente não treinamos para melhorar nossa qualidade de vida e respeitando os movimentos da vida quotidiana!

    Se na vida real somos forçados a passar obstáculos, pular, esquivar, mudar de direção, subir e descer escadas. Então porque não treinar dessa forma? Porque continuar fazendo tarefas em máquinas que não nos desafiam? Além de monótono e desestimulante, treinar assim limitar nosso corpo há movimentos básicos e superficiais.

    Além do mais, nossos movimentos normalmente são curtos e rápidos em pequenos intervalos de tempo, com intensidade e agilidade!

     

    Treinamento Funcional para que serve?


    Se voltarmos para quando éramos crianças com certeza você não só aprendeu, mas como fazia estes movimentos repetidamente.. pular, agachar, girar, correr, puxar, empurrar, alongar, etc. E o objetivo é exatamente esse de recuperar, reabilitar ou aprimorar e melhorar estes padrões de movimentos!

    Com o intuito e objetivo de desenvolver e gerar autonomia, funcionalidade e a mobilidade e treinar o seu corpo para produzir cada vez mais movimentos mais complexos (ex. Levantamento Terra, Jerk, Ciclícos, ex. Flexão de braços, agachamentos, afundo), ou seja, movimento o corpo todo de uma vez.

     

    treinamento funcional agachamento

     

    Não menos importante, é necessário também ter estabilidade, nas variadas posições; deitado, em pé, ajoelhado, sentado, semi-ajoelhado. Parece estranho, porque normalmente não treinamos variando nestas posições, mas elas são usadas todos os dias nas situações cotidianas.

    E a estabilidade é importante para gerarmos força sem que nos machuquemos. Treinar com pesos livres pode ajudar bastante. Eles não apenas melhoram a força como ainda ajudam a promover o equilíbrio muscular e a postura.

     

    Studio de Treinamento Funcional


    Procure fazer uma avaliação funcional, afins de descobrir suas assimetrias, limitações, disfunções e necessidades de tratamento médico e/ou fisioterapêutico. Recomece, treine os fundamentos, faça menos mas com qualidade, inclua exercícios corretivos e exercícios de força. Progrida sem excessos e sem pular etapas, cada fase do treinamento funcional deve ser respeitada.

    Sou especialista em Personal Trainer, Emagrecimento e trabalho com Treinamento Funcional em Joinville , atendendo atualmente mais de 30 alunos que se beneficiam do método. Na sua grande maioria são mulheres entre 30 e 40 anos que buscam melhora estética, saúde e qualidade de vida. Agende uma aula experimental sem compromisso e fuja da monotonia e do sedentarismo.

     


    FORTALECIMENTO EM TREINAMENTO FUNCIONAL

    JOELHO – QUADRIL – LOMBAR – OMBROS

    O treinamento funcional é direcionado à você que vive sentindo dores e incômodos ou limitação nos movimentos diários, com falta de força ou se queixa ao realizar tarefas simples. Também é voltado à você que busca fortalecer e reabilitar pós tratamento clínico/fisioterapêutico de lesão! Como treinador credenciado do CORE 360º poderei garantir um serviço de excelência para o seu problema.

     


    Treinamento Funcional EMAGRECIMENTO

    CONDICIONAMENTO FÍSICO – TREINAMENTO DE FORÇA – HIIT

    Este programa é para você que tem dificuldade em manter dietas e não possui ferramentas para avaliar sua rotina e mudar seus hábitos alimentares de forma correta. O meu método inclui Orientação Nutricional e Treinos Extras para cuidar da alimentação e fazer exercícios em casa, acelerando seu emagrecimento!

     


    Treinamento Funcional ESPORTE

    PREVENÇÃO DE LESÃO – DESEMPENHO ESPORTIVO

    Esse atendimento é voltado para você que quer melhorar sua técnica, força, ritmo, agilidade e movimentos específicos do esporte. E tem dificuldades em melhorar sua performance ou tem medo de se machucar! Se você gostaria de atingir uma marca “impossível” ou participar de alguma competição.. Então esta meta também será minha!

     


    Treinamento Funcional CROSSFIT

    DEFINIÇÃO MUSCULAR – RESISTÊNCIA MUSCULAR

    Se você gosta de treinos dinâmicos e de alta intensidade, esse é o seu negócio! Saia do tradicional e pratique exercícios mais complexos e integrados que recrutam vários grupos musculares de uma única vez! Alivie o estresse, desafie-se.

     


    Treinamento Funcional

     SMALL GROUP (Máx. 4)

    ACADEMIAS – PARQUES – CONDOMÍNIOS

    Feito especialmente para você que não gosta de treinar sozinho e prefere socializar em família, com algum parceiro, namorado, amigo ou colega! Este é um ótimo método para treinar com mais incentivo e compromisso. Normalmente praticado com circuitos funcionais e HIIT!

     


    Quer fazer parte do time? Conte-me quais são suas necessidades, problemas e dificuldades..  Treinamento Funcional

    e eu encontrarei as melhores opções para o foco no seu objetivo!

     

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