Treinamento Funcional

O treinamento funcional é para você que está cansado dos métodos tradicionais e chatos, como nas academias. E procura por algo mais dinâmico e desafiador, esse é o método para você queimar calorias e tornar seu corpo mais forte e definido. 

Benefícios do Treinamento Funcional

Dinamismo

No treinamento funcional trabalhamos com diversos protocolos de condicionamento e força. Acima de tudo existe uma infinidade de exercícios e variações que nunca mais deixará você desanimado.

Corpo Equilibrado

Objetiva sobretudo melhorar todas as capacidades físicas de forma equilibrada, visando a execução com autonomia, eficiência e segurança das tarefas cotidianas e esportivas..

Maior queima de gordura

Enquanto os métodos de treinamento tradicionais visam o trabalho sobre os músculos.. O Treinamento Funcional baseia-se na prescrição de exercícios que permitem o acionamento de músculos e articulações de forma global, portanto desenvolvendo coordenação motora, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, força.

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O treinamento funcional se preocupa com os padrões e a qualidade do movimento, portanto visando a correção de desequilíbrios musculares, o aprimoramento técnico motor, flexibilidade e mobilidade. Nesse sentido, independente do local e dos instrumentos utilizados, os exercícios são adaptados as limitações e necessidades do seu corpo. Isso nos permite liberdade, autonomia e infinitas formas de movimento.

O treinamento funcional enxerga o corpo humano a não depender de máquinas para o exercício físico. Entendemos que nosso corpo deve aprimorar as habilidades naturais. Tais como, pular, sustentar, abaixar, empurrar, puxar, rotacionar, etc. Tenho certeza que você lembrou das brincadeiras da sua infância, ou de algum esporte. E é exatamente isso que o treinamento funcional busca, resgatar nossa natureza, inserir mais movimento em nossa rotina e menos comportamento robotizado. 

Pensando dessa maneira, você não precisa de muitos acessórios ou equipamentos para treinar, muitas vezes podendo fazer treinamento funcional em casa ou ao ar livre. Bastam alguns equipamentos, conhecimento sobre anatomia humana e criatividade para construirmos sequências de exercícios para o corpo todo.

Isso mesmo, pequenos móveis ou utensílios podem se tornar o seu “kit treinamento funcional”, por exemplo. Enfim, eu vou te mostrar como isso pode ser mais enriquecedor, trazendo mais benefícios e resultados em menos tempo. Além disso, você sabia que o treinamento funcional é excelente para o emagrecimento? Não, então comece agora a perder calorias de verdade.

No treinamento funcionamento, o trabalho é dinâmico, explorando através dos treinos uma ou várias capacidades físicas. Como eu disse anteriormente, esse tipo de treinamento se foca em todo o corpo. Além disso, as capacidades físicas mais exploradas são: força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio, e a potência. 

Acredito que este seja o grande diferencial do treino funcional, é que ele utiliza poucos aparelhos para alcançar resultados. Em geral, o grande instrumento da prática é o próprio corpo do praticante, que oferece inúmeras possibilidades de exercícios. Se tornando, portanto, prático e acessível.

Mas o que significa treinamento funcional? A palavra “funcional” pode ser entendida de diferentes formas, normalmente equivocada. Porém, o entendimento é que todo treinamento se torna funcional quando existe melhora de qualquer função ou capacidade física. Mas o treinamento funcional não é um método e sim um conceito. A musculação torna-se funcional quando reabilita ou melhora nossa capacidade de gerar força. O pilates quando melhora nossa autonomia e diminui as tensões e dores..

Bom, a ideia que há por trás de treinamento funcional é a prática de exercício físico realizada de uma forma mais natural, agregando um melhor desenvolvimento do corpo para a prática de atividades diárias. Os exercícios de um treino funcional, de uma maneira geral, tendem a ativar mais os músculos, o que proporciona um maior gasto de energia. E, assim, podemos concluir que aceleram o emagrecimento, auxiliam na construção de um treino mais definido, alinhado e forte.

Em conclusão, todos os exercícios ou métodos de treinamento que melhoram a mobilidade articular, força muscular, propriocepção são de alguma forma, funcionais. Pois devolvem ou melhoram capacidades naturais do nosso corpo.  Finalmente, esse conceito nos ajuda a treinarmos para manter uma boa integridade física e mental. Pensando portanto na simetria e equilíbrio das forças e cadeias musculares. Isto é essencial no treinamento funcional.

O objetivo do treinamento funcional é treinar o corpo para realizar exercícios multifuncionas de forma eficiente, rápida, coordenada e controlada. Trabalhando o corpo de forma integrada e equilibrada, focado não apenas em uma, mas em todas as capacidades físicas (Força, Coordenação, Equilíbrio, Flexibilidade, etc.).

Nosso corpo é exposto a estresses diário, nas mais diversas posições, sentado, em pé, deitado.. seja praticando o esporte amador que você gosta, carregando compras, os filhos no colo, ou praticando atividades em lazer com a família finais de semana, por exemplo.

Sendo assim é preciso treinar o seu corpo para o inusitado e caótico, caso contrário você estará mais exposto e suscetível a lesões. Infelizmente nas academias, ainda vivemos nos exercitando em padrões pobres com exercícios cíclicos e chatos. Passando horas caminhando e/ou correndo em esteiras, por exemplo.

Quando deveríamos treinar, acima de tudo exercícios unilaterais, com movimentos diagonais, laterais, cruzados, etc. Em conclusão, normalmente não treinamos para melhorar nossa qualidade de vida, nem adaptando movimentos para nossa vida cotidiana. Treinamos e nos comportamos como robôs, no trabalho e nas academias. O resultado disso é o enrequecimento dos ortopedistas, o maior número da população com sobrepeso e obesidade, mais dores e comorbidades, menos qualidade de vida.

Façamos aqui um exemplo, na academia, há diferentes aparelhos
que trabalham um músculo por vez, ou um pequeno conjunto de músculos. Tríceps, bíceps, ombro, panturrilhas.. além
disso os exercícios são mais parados e trabalham com a intensidade da força
aplicada. Ou seja, exercícios monoarticulares, que exigem pouco ou menor gasto calórico, não exigem grande do nosso sistema neuromotor.

De uma maneira diferente, no treino funcional, os exercícios
possuem uma complexidade maior utilizando-se apenas do próprio corpo. Porém também utilizamos acessórios, estes mais baratos e com maiores opções de aplicação. Como, por exemplo, cordas,
elásticos, cones, escada de agilidade, slide, wallball, halteres, etc.

Assim, o treino se torna mais dinâmico e o gasto de energia
é mais alto. Esse é um dos motivos que podemos explicar o fato de que o treinamento
funcional emagrece e define de forma mais rápida.

Abaixo listamos alguns dos benefícios do treinamento funcional:

Melhora postural; Aumento da flexibilidade; Fortalecimento muscular; Reabilitação na recuperação de lesões; Definição Muscular; Maior aplicabilidade na preparação para o esporte; Trabalho de força integrada; Maior ativação do CORE

Poderíamos listar uma infinidade de benefícios, mas acho que você já conseguiu entender as vantagens e a importância de uma boa preparação física além do convencional. Dentro do treino funcional, podemos listar também os exercícios mais conhecidos e usados. Como a flexão de braços, abdominal remador e o
burpee, mas há muitos outros exercícios que podem ser criados.

Listamos aqui também mais alguns exemplos de exercícios potentes e emagrecedores comumente usados durante os treinamentos:

Swing; Prancha; Agachamento c/Salto; Truster; Push press; Burpee, Clean, Stach, Jerk


Você já deve ter percebido e aprendido até aqui. Que a base não está em trabalhar simplesmente os músculos, mas sim as articulações! Isso mesmo, cada articulação se movimenta e estabiliza seu corpo de forma particular. Bem como os exercícios utilizados são pensados nas nossas características anatômicas mais profundas. Afinal, nós somos bem mais do que músculos!

Porém é importante treinar primeiramente o tronco antes dos membros, ele é a base para o trabalho de braços e pernas, por exemplo. Um tronco forte e estável representa uma base sólida para o trabalho eficiente e seguro de membros.

Como resultado, experimente construir uma casa sem uma boa base de sustentação, considere o peso diário sobre essa base e o resultado é certo, se você tentar continuar construindo, ela cairá! E o seu corpo funciona exatamente igual. Quando não funcionamos ou não nos movimentamos adequadamente, as lesões e as dores aparecem.

Como você pôde observar o treino funcional tem diversas possibilidades e benefícios, podendo ser realizado por pessoas de diferentes faixas etárias e condicionamento físico.

É claro, que quem é sedentário deve começar de uma maneira mais leve e depois, aos poucos, de forma gradual, aumentar o ritmo dos exercícios e assim, consequentemente, melhorar o condicionamento físico como um todo.

Mas gostaria de frizar as possibilidades. Muitas vezes temos espaços em nossos lares e casas que não aproveitamos. E no final tudo que você precisa, é apenas um pouco de espaço, criatividade, alguém para lhe dizer o que fazer e motivar. Entre em contato, tire suas dúvidas e agende um horário para saber mais sobre o meu atendimento.

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