contato@cwpersonal.com.br
Joinville . SC
(47) 99609-3160

Avaliação Física

A avaliação física é o primeiro passo para iniciar qualquer atividade física com segurança. Ela ajuda a definir como estamos e aonde queremos chegar. Eu vou te ensinar a ter objetivos e como alcançá-los.  

Planeje metas, prazos, resultados e previna lesões


Fazer avaliação física é tão importante quanto ir ao médico fazer um check-up geral. É como fazer um exame mais detalhado do seu corpo, para então poder tratá-lo.

Porque fazer avaliação física?

ANAMNESE

Essencialmente, ela é o ponto base, da onde partirão as primeiras perguntas para conhecê-lo. Funciona como uma entrevista, que visa obter dados pessoais, histórico de saúde, preferências e interesses.

ANTROPOMETRIA

Trata-se da análise da composição corporal. Utilizo a bioimpedância para verificar % de gordura e músculo, o IMC e metabolismo. Além disso, colho dados de circunferências, como abdômen, cintura, quadril, coxas, pernas, por exemplo.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL

A avaliação funcional me dará informações de como você se movimenta, bem como a postura e desequilíbrios músculo articulares . Para isso utilizo o FMS, avaliação funcional mais utilizada no mundo, inclusive por equipes e atletas profissionais.

Qual a importância da avaliação física?

Ela deve ser anterior a qualquer prática de atividade física. Portanto não importando seu nível de condicionamento físico, modalidade ou esporte. Seja no crossfit, treinamento funcional, futebol ou corrida.. a avaliação torna-se essencial para qualquer programa de treinamento sério.​

Passo a passo da avaliação física:

1

Contato

Clique no botão abaixo e combinaremos o melhor dia e horário

2

Protocolo

Você receberá orientações sobre como e o que fazer anteriomente

3

Avaliação

Duração 1h.
Você receberá um laudo ao final e recomendações de saúde

4

Pronto

Com as recomendações em mãos. Agora está pronto para treinar com segurança

Para que serve a avaliação física

Em primeiro lugar a avaliação física é também um momento de reflexão e planejamento no alcance de metas e resultados. Além disso é muito importante que haja um alinhamento entre sonhos x realidade, para que não ocorram frustrações futuras e não se crie esperança sobre metas impossíveis. Portanto eu cuidarei do seu físico e criarei estratégias para a melhora da sua performance, seja no esporte ou no dia-a-dia. 

Em outras palavras o principal objetivo é identificar o que se deve evitar, para que os riscos de lesões diminuam ao longo do programa de treinamento. Todavia não é possível garantir ou verificar se os problemas foram minimizados ou metas foram cumpridas, se você não fizer uma constante reavaliação. O planejamento e o seu feedback comigo é o mais importante e deve ser frequente. Por isso a avaliação física deve ocorrer a cada 2 ou 3 meses. Sobretudo para confirmar se os resultados foram alcançados.

Qual o objetivo da avaliação física

A avaliação física é a única forma possível para analisar a composição corporal, medidas de circunferência e avaliar funcionalmente como o seu corpo se movimenta. Além disso é possível identificar encurtamentos, desequilíbrios musculares, assimetrias, compensações e desvios posturais. Aumentando dessa forma a possibilidade de correções e problemas. Além de trazer mais clareza e segurança para a prescrição do seu treinamento, a avaliação física garante mais engajamento.

Você ficará mais motivado ao saber onde e como quer chegar. Portanto a avaliação física é a única forma de garantir estratégias mais assertivas quando falamos em treinamento físico, ou seja, garantindo também resultados mais rápidos. Então, antes de tudo, se você procura por algo personalizado e individual, este é o caminho certo, com certeza te trará mais motivação e menos “dores de cabeça”.

Meu método de avaliação física

Em conclusão, sou especialista em Personal Trainer, Treinamento e Avaliação Funcional. Acompanho atualmente mais de 30 alunos, homens e mulheres entre 30 e 40 anos que buscam melhora estética, saúde e qualidade de vida. E através das avaliações, conseguimos melhorar a postura, equilíbrio corporal e alivio das dores, moldando assim um corpo mais harmônico e simétrico.

Da mesma forma utilizo outros tipos de avaliação física, dicas de nutrição para o emagrecimento e controle do peso. Você também receberá material de apoio e dicas que complementem suas suas necessidades!

Antropometria e medidas de circunferência –

É o conjunto de técnicas para medição do corpo humano, sobretudo as medidas de circunferência as mais importantes nessa rotina. Você conhece suas medidas de circunferências? Entretanto é possível acompanhar modificações de forma localizada, verificando suas medidas de abdômen, cintura, braços e pernas, por exemplo? É uma ferramenta simples, mas importante na orientação de exercícios e para o traçar de metas e objetivos!

Tipos de avaliação física

Bioimpedância – Essa avaliação física é rápida e indolor, a bioimpedância leva menos de um minuto, além de ser um exame extremamente preciso para avaliar indiretamente a composição corporal.  O exame avalia a quantidade de gordura e massa magra,  permitindo assim uma análise mais precisa da composição corporal. Enfim, estas informações tornam-se essenciais para quem pretende planejar de forma personalizada sua dieta e exercícios físicos.

FMS (Functional Movemente Screen) – Trata-se de uma triagem com base em 7 padrões de movimentos  fundamentais para um bom funcionamento corporal.  Entretanto o FMS é um protocolo de avaliação utilizado em diversos clubes esportivos profissionais, com o objetivo de identificar pontos fracos e com a intenção de corrigir assimetrias/disfunções que aumentem a predisposição de lesões. Todavia se você sente dores ou tem dificuldades em realizar algum movimento, saiba que o FMS é uma ótima ferramenta para descobrir a causa destes desconfortos. Tudo isso em 15 minutos de avalição! Entre em contato e agende!