Avaliação Física

A avaliação física é o primeiro passo para iniciar qualquer atividade física com segurança. Ela ajuda a definir como estamos e aonde queremos chegar. Eu vou te ensinar a ter objetivos e como alcançá-los.

Porque fazer avaliação física?

Fazer avaliação física é tão importante quanto ir ao médico fazer um check-up geral. É como fazer um exame mais detalhado do seu corpo, para então poder tratá-lo.

Anmenese

Essencialmente, ela é o ponto base, da onde partirão as primeiras perguntas para conhecê-lo. Funciona como uma entrevista, que visa obter dados pessoais, histórico de saúde, preferências e interesses.

Antropometria

Trata-se da análise da composição corporal. Utilizo a bioimpedância para verificar % de gordura e músculo, o IMC e metabolismo. Além disso, colho dados de circunferências, como abdômen, cintura, quadril, coxas, pernas, por exemplo.

Avaliação Funcional

A avaliação funcional me dará informações de como você se movimenta, bem como a postura e desequilíbrios músculo articulares . Para isso utilizo o FMS, avaliação funcional mais utilizada no mundo, inclusive por equipes e atletas profissionais.

Qual a importância da avaliação física?

Ela deve ser anterior a qualquer prática de atividade física. Portanto não importando seu nível de condicionamento físico, modalidade ou esporte. Seja no crossfit, treinamento funcional, futebol ou corrida.. a avaliação torna-se essencial para qualquer programa de treinamento sério.​

Depoimento de quem teve resultado!

Passo a passo da avaliação física:

Contato

Clique no botão abaixo e combinaremos o melhor dia e horário

Protocolo

Você receberá orientações sobre como e o que fazer anteriomente

Avaliação

Duração 1h.
Você receberá um laudo ao final e recomendações de saúde

Pronto

Com as recomendações em mãos. Agora está pronto para treinar com segurança

Avaliação física e prescrição de exercício andam lado a lado, de mãos juntas. Um programa de avaliação física bem feito irá nortear todo planejamento que o seu treinador, ou personal, irá realizar para você. De uma forma geral, a avaliação está relacionada a identificar o condicionamento físico do indivíduo, é dessa forma que podemos observar a importância da avaliação física para a prática de atividades físicas.

Um programa de avaliação física bem elaborado vai muito além da pesagem ou da medição de altura de uma pessoa na hora de tentar identificar qual será o exercício certo para alcançar o objetivo desejado. Uma avaliação física completa, deve ter o poder de mensurar
qual o estágio de condicionamento físico desta pessoa, importante para recomendar o exercício certo, evitando lesões por excesso de carga. 
A avaliação física mostrará ainda quais as capacidades físicas daquela pessoa, suas aptidões biológicas e fisiológicas, bem como a existência de doenças pré-existentes. Uma avaliação física completa fornece um mapa completo daquela pessoa que está ali, em busca do exercício perfeito, já que pode identificar limitações ou doenças que poderiam impactar nos exercícios feitos, bem como sua aptidão para alguns treinos. 

A avaliação física é também um momento de reflexão e planejamento no alcance de metas e resultados. Além disso é muito importante que haja um alinhamento entre sonhos x realidade, para que não ocorram frustrações futuras e não se crie esperança sobre metas impossíveis. Portanto eu cuidarei do seu físico e criarei estratégias para a melhora da sua performance, seja no esporte ou no dia-a-dia. 

Em outras palavras o principal objetivo é identificar o que se deve evitar, para que os riscos de lesões diminuam ao longo do programa de treinamento. Todavia não é possível garantir ou verificar se os problemas foram minimizados ou metas foram cumpridas, se você não fizer uma constante reavaliação. O planejamento e o seu feedback comigo é o mais importante e deve ser frequente. Por isso a avaliação física deve ocorrer a cada 2 ou 3 meses. Sobretudo para confirmar se os resultados foram alcançados.

A Avaliação física é um estudo, uma análise, uma avaliação, propriamente dita, do condicionamento físico do indivíduo de uma forma geral, para poder então ser passado um planejamento de treino para ele. Dessa forma, são realizados testes antropométricos, que irão medir a composição corporal, podendo também ser usados testes ergométricos que servirão para classificar a aptidão física da pessoa.

Dessa maneira, corresponde ao ponto inicial para começar um bom programa de treinamentos. Assim, a pessoa irá sair do sedentarismo e poder, então, melhorar a própria qualidade de vida. Com uma avaliação física completa, é possível saber a real capacidade e possibilidade de praticar cada modalidade de exercício físico, com total segurança.

A avaliação física é a única forma possível para analisar a composição corporal, medidas de circunferência e avaliar funcionalmente como o seu corpo se movimenta. Além disso é possível identificar encurtamentos, desequilíbrios musculares, assimetrias, compensações e desvios posturais. Aumentando dessa forma a possibilidade de correções e problemas. Além de trazer mais clareza e segurança para a prescrição do seu treinamento, a avaliação física garante mais engajamento.

Você ficará mais motivado ao saber onde e como quer chegar. Portanto a avaliação física é a única forma de garantir estratégias mais assertivas quando falamos em treinamento físico, ou seja, garantindo também resultados mais rápidos. Então, antes de tudo, se você procura por algo personalizado e individual, este é o caminho certo, com certeza te trará mais motivação e menos “dores de cabeça”.

De início é feita uma Anamnese, ou seja, um questionário para verificar os hábitos da pessoa, incluindo alimentares, histórico de saúde e prática de atividades físicas. Além disso, também devem ser feitas perguntas sobre existência de doenças na família, cirurgia ou lesões.

Uma Avaliação física pode ser feita medindo os seguintes parâmetros:

  • Anamnese
  • Massa Corporal
  • Determinação da Estatura
  • Perímetros Corporais
  • Medição das dobras cutâneas
  • Avaliação Funcional do Movimento
  • Teste físico

A importância da avaliação física para a pratica de atividades físicas é clara, por isso, ela deve ser realizada, inevitavelmente, antes do início de qualquer programa de treinamento, ou seja, antes de você começar a praticar qualquer tipo de exercício físico. Dessa forma, ela é totalmente necessária para que se determine a sua condição física e quais os tipos de exercícios você pode realizar. Além disso, ela também é ótima para marcar o início das suas atividades e, posteriormente, servir como um documento de comparação de suas medidas.

A anamnese nada mais é do que um questionário sobre o seu histórico de atividades físicas, lesões, doenças hereditárias, preferências e alimentação. É a primeira e mais importante triagem de informações.

Já a massa corporal pode ser medidad de várias formas, dobras cutâneas ou bioimpedância. Cada tipo utiliza protolocos específicos de cálculos para mensuração.

As medidas de estatura e os perímetros (circunferências), são feitos através de fita métrica. Números importantes para avaliação posterior, relacionando o ganho de massa ou gordura. As medidas mais importantes são, abdominal e quadril, pois nessas regiões estão o maior acúmulo de gordura corporal. 

A avaliação funcional é imprescindível para análise mecânica dos movimentos, através dela também podemos analisar assimetrias e variações posturais importantes. Como escoliose, cifose, hiperlordose, etc. Também importante para análise das forças musculares, equilíbrio e estabilidade corporal.

Em consideração aos teste físicos, existem muitos. Os mais importantes são os que testam a capacidade pulmar e respiratória, e os de força localizada. Eu particularmente utilizo o teste de cooper, que avalia o VO2máx, medida responsável por considerar um condicionamento físico bom ou ruim. E o teste de força abdominal, capaz de predizer a resistência e potência do aluno.

Você deve ter percebido aqui a importância da avaliação física, não somente para dados, mas para inclusão de metas e desafios. Assim como nos exames de sangue laboratoriais, todos deveriam fazer pelo menos uma vez avaliações completas e periódicas. Afins de estarem informadas sobre suas condições de saúde.

Bioimpedância – Essa avaliação física é rápida e indolor, a bioimpedância leva menos de um minuto, além de ser um exame extremamente preciso para avaliar indiretamente a composição corporal.  O exame avalia a quantidade de gordura e massa magra,  permitindo assim uma análise mais precisa da composição corporal. Enfim, estas informações tornam-se essenciais para quem pretende planejar de forma personalizada sua dieta e exercícios físicos.

FMS (Functional Movemente Screen) – Trata-se de uma triagem com base em 7 padrões de movimentos  fundamentais para um bom funcionamento corporal.  Entretanto o FMS é um protocolo de avaliação utilizado em diversos clubes esportivos profissionais, com o objetivo de identificar pontos fracos e com a intenção de corrigir assimetrias/disfunções que aumentem a predisposição de lesões. Todavia se você sente dores ou tem dificuldades em realizar algum movimento, saiba que o FMS é uma ótima ferramenta para descobrir a causa destes desconfortos. Tudo isso em 15 minutos de avalição! Entre em contato e agende!

Entre em Contato

Mais Informações

CW Personal Trainer Joinville - Todos Os Direitos Reservados

Open chat
Falar com o Personal