O que o estresse pode causar no corpo?

O que o estresse pode causar no corpo?  Quais os Sinais de estresse e a fisiologia do estresse?  Saiba que os efeitos do estresse no corpo são grandes alertas, pois, além de não afetar apenas o emocional, traz vários prejuízos para o seu corpo também. A avaliação física também uma forma de prevenir e assim ajudar a definir as causas do estresse. Estilo de vida, aspectos comportamentais e nutricionais e sedentarismo são os principais pilares reguladores do humor, estresse e ansiedade. Após a leitura aproveite para entrar em contato e saber como podemos te ajudar!

O que o estresse pode causar

O que o estresse pode causar no corpo

Infelizmente quando as pessoas que estão estressadas costumam tomar consciência do quanto estão realmente estressadas apenas quando o seu físico começa a ser afetado também.  Sendo por isso que é importante que você fique atento aos seus hábitos, pois, eles podem ter um grande papel por trás do estresse que é sentido, entre os efeitos do estresse no corpo estão:

  • Dor no peito;
  • Taquicardia;
  • Fadiga;
  • Enxaqueca;
  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Problemas para dormir;
  • Boca seca;
  • Libido sexual reduzido, entre outros.

Como aliviar o estresse

Para ajudar a você nos primeiros passos para aliviar o estresse no seu dia a dia, você pode:

Tente fugir momentaneamente das dependências diárias, para isso procure desenvolver um hobbie ou marque um compromisso que seja prazeroso semanalmente com os seus amigos e os seus familiares. Ou seja, procure ocupar a sua mente com as coisas que são prazerosas e que tragam alegria para você e que faça esquecer-se das obrigações do trabalho, da família, da casa e de quaisquer compromissos que você possa ter;

Procure praticar um esporte ou algum exercício físico, saiba que o exercício físico é primordial para você controlar os níveis de cortisol, liberando os hormônios positivos em seu lugar. Pois, movimentar o corpo ajuda, ainda o sangue a circular e o coração a ficar mais forte;

Procure cuidar melhor da sua alimentação, pois, para evitar desentendimentos, marque uma consulta com um nutricionista para conhecer todos os alimentos que combatem o estresse e assim montar uma dieta saudável;

Procure não se preocupar excessivamente, entre outras maneiras, até porque para aliviar o estresse é importante que você diminua as pressões externas, encontrando opções para que o trabalho ou o seu estudo possa ser feito de forma mais tranquila.  Como diminuir o estresse?  Saiba que também é indicado que você encontre o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre o trabalho, a família e também dedicação pessoal. 

A busca de apoio em outras pessoas como um amigo, por exemplo, ou até mesmo um psicólogo, também pode ser uma boa estratégia para viver os dias com mais qualidade e também menos estressado. 

Até porque o estresse pode causar sintomas tanto físicos quanto psicológicos, causando sintomas de estresse e ansiedadecomo: a sensação de falta de ar, pressão no peito, pensamentos negativos, entre outros os que podem condicionar o dia a dia e também aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. 

Como controlar o estresse

O que o estresse pode causar no corpo? Para você controlar o estresse, você pode: 

Praticar exercícios físicos, o primeiro passo a ser dado é sair do sedentarismo, isso porque praticar exercícios físicos ajudam na redução da quantidade de cortisol que é liberada em situações que são estressantes, e além de estimular a produção de endorfina na corrente sanguínea, o hormônio do bem-estar.

Sendo recomendado se exercitar todos os dias, pelo menos 30 minutos, dando preferencia para as atividades aeróbicas, como caminhar, correr e também andar de bicicleta.  

Faça meditação, pois, a meditação faz uma espécie de higiene mental, o que possibilita que a pessoa foque em si mesma e fique menos estressada. Entre os tipos de meditação mais indicados está a mindfulness que por sua vez estimula a consciência sobre os pensamentos, os sentimentos e as sensações;

Procure se alimentar corretamente, pois, a adoção de uma dieta equilibrada melhora a resposta do seu organismo ao estresse. Então, no seu dia a dia, procure optar por alimentos que sejam saudáveis, como, por exemplo: frutas, legumes, verduras e também proteínas. Procure se alimentar nos horários corretos e evitar a irritabilidade que é provocada pela fome.

Sintomas de estresse mental

Assim como o estresse pode causar no corpo efeitos indesejados, o estresse também provoca sintoma mental, ou seja, além de afetar a sua saúde física, todos os sintomas comprometem também o emocional. Como as dores de cabeça que consequentemente provocam irritabilidade e também ansiedade, pois, eles demoram a passar e surgem em determinados momentos que são inconvenientes, como durante um dia de trabalho o qual esteja atarefado.

As dores nos músculos deixa você inquieto, então, a procura de aliviar o desconforto, mas, mesmo quando você alonga e realiza exercícios leves, ainda assim não consegue encontrar o bem-estar. Saiba que os sintomas físicos causados pelo estresse também são refletidos em seu comportamento. 

Como as enxaquecas que também causam reações exageradas porque você não consegue processar as situações de forma tranquila. As dores dos músculos podem levar a acessos de raiva e isso devido ao tamanho do desconforto. 

Sem falar que para aliviar as dores sentidas do peito, algumas pessoas que são estressadas podem recorrem ao álcool ou a uma alimentação sem regras. Ou seja, desenvolvem comportamentos destrutivos. Pois, as dores no estômago acabam afetando também a disposição para realizar os exercícios físicos, o que poderá ocasionar o ganho de peso exagerado. 

O estresse pode causar no corpo de modo geral, acabam criando pessoas irrequietas, como também exaustas, com baixa autoestima e que buscam o isolamento social. Os sintomas físicos também afetam o emocional que como consequência afeta o seu comportamento e modo de agir e também de interagir com o mundo. 

Resumindo o corpo e a mente estão ligados, quando você está estressado, a sua saúde em sua totalidade é prejudicada, e colabora para um estilo de vida cansativo e que é repleto de inconveniências. Então, se você notar se está impaciente, irritado com tudo e também com todos, fique atento em seu corpo. Pois, com uma breve análise dos sintomas, se torna possível chegar a conclusão de que você está bastante estressado.

Para saber mais informações importantes tanto quanto essa sobre o estresse pode causar no corpo confira outras matérias aqui no nosso blog!

Entre em Contato

Mais Informações

CW Personal Trainer Joinville - Todos Os Direitos Reservados

Falar com o Personal