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São as 4 etapas da transformação: "Conhecer, planejar, destruir e reconstruir"

  • Pensando em fazer crossfit em Joinville? Descubra se o crossfit é aliado ou vilão da saúde.

    A popularidade do crossfit cresceu muito rápido nos últimos anos em todo país, revolucionando o mercado fitness, já tão saturado pela monotonia dos treinos tradicionais. Assim como no treinamento funcional, o crossfit visa além do emagrecimento e da definição muscular, busca pelo desenvolvimento amplo da consciência corporal, condicionamento, força, resistência muscular, equilíbrio, potência, coordenação e agilidade.

    crossfit joinville

    crossfit joinville

    Principais objetivos do Crossfit:

    1- Treinar os movimentos funcionais do nosso cotidiano e do esporte, que recrutam vários grupos musculares normalmente utilizando exercícios complexos, geralmente praticados em alta intensidade.

    2- Variação! Trabalhar com variação é o foco do crossfit, principalmente com exercícios não tradicionais para não caírmos em rotina, nos preparando para uma infinidade de tarefas do dia a dia.

    3- Intensidade, marca registrada do crossfit! Necessária para evoluirmos cada vez mais nosso condicionamento físico, aumentando a resistência geral e força.

    4- Socializar, trabalhar o espírito de equipe e auto-confiança, superar os limites, aliviar o estresse, promovendo saúde e qualidade de vida.

    5- O crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados.

    As aulas de crossfit promovem maiores conexões interpessoais, aonde a superação, diversão, o desafiador  e o competitivo são temas constantemente explorados. Isso indica que para os crossfiters, a evolução da performance está acima da melhora estética ou aparência, mas sim superar-se a cada treino!

    O crossfit é considerado um programa de condicionamento extremo, caracterizado pelos exercícios de alta intensidade realizados com volume excessivo de repetições. A grande preocupação dos pesquisadores em relação ao crossfit está no monitoramento da frequência cardíaca, geralmente trabalhada próxima de 90% da máxima. Manter esses treinamentos em dias consecutivos podem levar os praticantes ao overreaching, e se não tratado ao overtraining, abrindo caminho às lesões.

    crossfit joinville

    crossfit joinville

    Apesar do crossfit ter passado a ser um grande aliado da inatividade física, é necessário fazer uma análise mais crítica do seu método e os reais benefícios da modalidade. Como em qualquer modalidade esportiva, a busca por bater os próprios recordes envolve ir além da capacidade e do limite, e isso pode ser potencialmente perigoso!

    No crossfit é importante que se mantenha períodos de descanso apropriados e que se faça um monitoramento diário das cargas! Caso contrário, você poderá desenvolver doenças ou infecções cardiorrespiratórias ou overtraining devido a má relação descanso/treino/alimentação.

    Por ser considerada uma modalidade relativamente nova e atraindo jovens entre 20-35 anos, o crossfit traz consigo muitos praticantes inexperientes, com pouca maturidade muscular e lastro motor. Dessa forma treinadores e coachs devem se manter atentos, ensinando corretamente a técnica dos movimentos, periodizando os treinos dessa categoria de alunos com cuidado!

    crossfit joinville

    crossfit joinville

    Como funcionam as aulas de crossfit? Antecedendo o treino principal, você deverá fazer o aquecimento, normalmente incluindo a prática de uma técnica, exercícios corretivos ou específico do treinamento de força. Logo após o aquecimento, vem o WOD (workout of the day), ou treino do dia, incluindo uma mistura de exercícios funcionais em alta intensidade variando por um período entre 5 à 20 minutos.

    O equipamento mais utilizado no crossfit é o seu próprio corpo. Mas também podem ser utilizados técnicas e equipamentos específicos, como kettlebells, barras e anilhas, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

    Sendo o crossfit um esporte que mantém uma estrita relação entre tempo/volume, procura trabalhar uma competição saudável entre tempos e marcações, definindo regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.

    Assim como no treinamento funcional, o crossfit é um treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, garantindo geralmente um treino completo, diferenciado e desafiador mentalmente e para toda nossa saúde em geral.

    E para você que pretende iniciar na modalidade, ou pretende iniciar em breve, o vídeo abaixo dá algumas dicas e mostra exercícios básicos do crossfit.

    Procure um Coach ou Personal Trainer qualificado e respeite os períodos de progressão do seu treinamento! Mais conteúdo no site: Strong First

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