Como ter uma boa postura?

Como ter uma boa postura? Você tem ideia como? Saiba que a postura correta é muito importante para melhorar a sua qualidade de vida e também para evitar a dor que é causada nas costas, nas lesões na coluna, na diminuição da gordura localizada e aumentar a autoestima. Além disso, a postura corporal correta evita problemas que são graves de saúde. A postura afeta nossa mecânica corpora e tem origem muscular e emocional, além também do peso. A avaliação física deve ser a primeira atitude a ser tomada, afins de colher informações mais específicas sobre qual ou quais problemas estão envolvidos.

Como ter uma boa postura e como corrigir a postura

Como ter uma boa postura

Praticar os exercícios regularmente é importante para o fortalecimento da sua musculatura, especialmente das suas costas e também do abdômen, que ajudam a manter a sua coluna estável e de acordo com as suas curvaturas naturais. Sendo por isso, que não deixe de investir em alongamentos como também em musculação.

Procure dormir de lado, pois, é importante manter a postura correta enquanto está dormindo. Mas, como você pode corrigir a sua postura durante o sono? Bem, saiba que o certo primeiramente é você começar mudando a posição que você deita na cama, sendo por isso, que deitar de lado, com um travesseiro que seja confortável para a cabeça e outro entre as pernas que por sua vez deverá está levemente dobrado. É a melhor posição para garantir que a sua postura ficará alinhada.

Alternativa para você dormir é com a barriga para cima, mas, para nesse caso, procure posicionar um travesseiro em baixo  dos seus joelhos e procure utilizar um modelo que seja um pouco mais baixo para a cabeça. Pois, assim, o seu corpo estará bem posicionado.

Saiba que a única restrição é no que diz respeito dormir de bruços, pois, está posição é muito prejudicial para a sua coluna. E caso você não consiga dormir de outra posição, retire o travesseiro da sua cabeça e o coloque embaixo da barriga, assim, você preservará a sua lombar.

Procure desenvolver a sua consciência corporal, caso tenha dificuldades em perceber o próprio corpo, o que acaba prejudicando a sal postura, saiba que é importante que você invista em práticas que estimulam o desenvolvimento da consciência corporal.  E entre elas estão o yoga e o pilates assim como também a reeducação postural global, que além de prevenir as alterações na sua postura, elas ajudam a recuperar os desvios que são instalados. 

Saiba que com a prática desses exercícios, você vai ficar com uma postura mais correta e também irá desenvolver maior flexibilidade e o equilíbrio e também precisará fazer menos força para a realização de tarefas simples do seu dia a dia. 

Procure consultar um especialista, isso porque as dores nas costas, como também nos ombros ou no pescoço, isso pode significar que a sua postura já causou alguns danos para a sua saúde e que também você está precisando de um tratamento especifico, que seja especializado. 

E, além disso, nem cogite na possibilidade de começar um exercício físico ou até mesmo um exercício para a sua correção da coluna por conta própria, sem uma avaliação realizada minuciosamente por um especialista. Porque essa analise é importante para a definição de quais são os desvios e os exercícios de fortalecimento que serão mais adequados para você. Tendo em vista que cada pessoa apresenta a sua particularidade e que exige um tratamento diferenciado. 

Até porque também esse profissional poderá prescrever o uso de colete ou até mesmo de uma cinta, para ajudar na correção da sua postura e amenizar a dor que você está sentindo. 

Usar coletes e cintas ortopédicas é muito comum que no dia a dia de trabalho ou até mesmo em casa, as pessoas permaneçam em uma posição que seja mais agradável para o momento, a qual não é a ideal. O problema disso é que, você mantendo uma postura que não é adequada todos os dias, os problemas em longo prazo poderão acontecer. 

E por conta disso, o uso de corretores posturais é uma excelente estratégia para manter a sua postura alinhada. Pois, esses acessórios atuam restringindo o movimento do movimento de partes da sua coluna, o que faz com que as deformidades e as curvas inapropriadas sejam prevenidas e também reduzidas. 

Sendo preciso destacar que com o uso desses equipamentos deve ser associados com alguma prática de exercício físico, e a adoção de uma vida mais saudável, para que a correção da postura seja 100% eficiente. 


Como melhorar a postura má postura

Para você melhorar a má postura será necessário que você posicione corretamente a sua cabeça, fortaleça os músculos das costas e da região do abdômen porque com os músculos abdominais e eretores da coluna fracos. Aproveite para ler também quais os exercícios para dores nas costas e como tratar.

Para corrigir a má postura é necessário posicionar corretamente a cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal porque com os músculos abdominais e eretores da coluna fracos há uma tendência maior para os seus ombros ficarem caídos e voltados para frente, e proporcionando a hipercifose que é conhecida como corcunda, sendo um dos tipos mais comuns de uma má postura. 


Exercícios para postura

O fortalecimento dos músculos pode minimizar a fadiga que é sentida e ajudar a manter uma boa postura por mais tempo. Tanto de forma preventiva como também corretiva, na realização de exercícios que aumentam a consciência corporal é muito importante. Entre os exercícios que saberão como ter uma boa postura, estão: o yoga, o pilates, a musculação, a hidroginástica e a natação. 

Saiba que a musculação tradicional, ela quando é bem orientada, é também suficiente para a prevenção dos problemas posturais e que possui a vantagem de quantificar as cargas de maneira bem precisa e alcançando assim os objetivos que são esperados mais rapidamente. 


Postura correta para sentar

Como ter uma boa postura para sentar? Procure formar um ângulo de 90º, procure respeitar a curvatura da sua lombar, use almofadas, afaste as suas pernas, procure manter os seus ombros para trás, procure se levantar de forma regularmente, não gire o seu tronco, pois, as cadeiras giratórias são comuns e elas requerem atenção especial. 

Como ter uma boa postura tenha mais informações sobre o assunto  aqui no nosso blog! 

Entre em Contato

Mais Informações

CW Personal Trainer Joinville - Todos Os Direitos Reservados

Falar com o Personal