Ansiedade como enfrentar o mal do século?

ansiedade como enfrentar o mal do século?  Sem dúvida ter uma crise de ansiedade se trata de uma experiência que acaba abalando o emocional de que a tem. E isso porque os sintomas se manifestam de maneira intensa, sendo normal sentir certa aflição e uma sensação de perda de controle. Porém, entrar em uma crise não  significa que você perde o controle do seu próprio corpo e da sua mente, até porque é possível  controlar ansiedade. Para você saber como controlar, veja a seguir o que é se a ansiedade. 

O que é ansiedade

Saiba que o termo possui algumas definições que não são técnicos, como: angústia, perturbação do espirito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outras definições. Mas, levando-se em conta o aspecto técnico, a ansiedade como um fenômeno que em alguns momentos é algo benéfico e ora é prejudicial, dependendo das circunstâncias ou da intensidade que se sente, pode chegar a ser patológica, ou seja, pode acabar prejudicando ao seu organismo psíquico e também corporal. Isso porque a ansiedade ela estimula você a entrar em ação, mas, quando é sentida em excesso, faz exatamente ao contrário, ela impede você de reagir. 

Sintomas da ansiedade

Ansiedade como enfrentar o mal do século

Algumas pessoas que são ansiosas elas relatam ter algumas experiências distintas durante uma crise de ansiedade. Algumas pessoas relatam sentir sintomas emocionais, enquanto outras pessoas relatam sentirem desconforto físico. Sendo comum que você não consiga reconhecer a ansiedade, e por isso, quando a crise ocorre, você acredita que está acontecendo um ataque cardíaco ou até mesmo um sintoma de uma doença física. O que de certa forma acaba deixando ainda mais assustado. Por, é importante que você saiba quais são os sintomas e assim saber ansiedade como enfrentar o mal do século?

Ansiedade sintomas

  • Você sente taquicardia;
  • Você sente sudorese;
  • Desmaio;
  • Dormência de algumas partes do seu corpo, como, por exemplo: pés e mãos;
  • Vômito;
  • Enjoo;
  • Falta de ar;
  • Receio de morrer;
  • Receio de ser atacado;
  • Tremores no corpo;
  • Boca seca;
  • Vontade de chorar;
  • Sensação de perda de controle;
  • Pensamentos desconexos.

Síndrome de ansiedade

Já a síndrome de ansiedade trata-se de um quadro que é mais severo da ansiedade, pois pode surgir de forma súbita. Ou seja, do nada, você sente uma sensação iminente de morte, sofre taquicardia, falta de ar e também sudorese. Sem falar que a crise pode durar segundos como também minutos, porém, quem está vivenciando aparenta ser uma eternidade. Aproveito para recomendar também o texto sobre o que o estresse pode causar no nosso corpo.

Transtorno de ansiedade

Os transtornos de ansiedade eles reúnem condições distintas psiquiátricas. Os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas que por sua vez são marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo irá acontecer. 

Ou seja, os transtornos de ansiedade são doenças que são relacionadas ao funcionamento do corpo e das experiências de vida. Podendo então se sentir ansioso na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparentemente. Podendo também ter ansiedade às vezes, porém, tão intensamente que você se sente imobilizada. 

A sensação pode ser tão desconfortável que para evitar ela, você deixa de fazer coisas simples, como, por exemplo, utilizar um elevador e isso devido o desconforto que está sentindo por causa da ansiedade.

Saiba que os transtornos da ansiedade possuem sintomas que são muito mais intensos do que aquela ansiedade que é sentida normal no seu dia a dia. Os sintomas que são relacionados ao transtorno de ansiedade são:

  • Tensões, preocupações e até medo exagerados;
  • Sensações contínuas de que algo muito de ruim está por acontecer;
  • Preocupações que são exageradas com sua saúde, dinheiro, trabalho ou família;
  • Medo ao extremo de algum objeto ou até mesmo de situações particulares;
  • Medo exagerado de ser humilhado em publico, entre outros sintomas. 

Exercícios para ansiedade

Ansiedade como enfrentar o mal do século, saiba que entre os exercícios que você pode fazer para ajudar a amenizar os sintomas de ansiedade estão: a meditação, a caminhada, corrida, andar de bicicleta, fazer ioga, fazer exercícios de respiração, entre outros. Se você ainda não pratica, recomendo que comece a fazer exercícios o quanto antes. É importante que seja regularmente, e se você tem dificuldade nisso eu posso te ajudar. O personal trainer é o profissional dedicado a cuidar da sua saúde de forma segura e correta, além de manter o foco no objetivo, motivação e o comprometimento durante os treinos

Tratamento ansiedade

Infelizmente não tem como dizer que a ansiedade tem cura, mas, saiba que é possível aprender a lidar com uma situação e o desenvolvimento de um controle total em que você não é mais afetado.

Vale ressaltar que a terapia é algo imprescindível, pois, há modalidades diferentes que devem ser escolhidas de acordo com o paciente.  

Ao longo das sessões, você aprende como o transtorno age dentro de você e passa a reconhecer os gatilhos para as crises. A ideia do tratamento também é estimular os mecanismos internos de resiliência. Pois, técnicas de relaxamentos, como: meditação bem como atividade física e entre outras práticas poderão complementar o seu tratamento. 

Também existem situações que pedem também o uso de medicamentos, mas, sempre com as orientações de um médico. Até porque há três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade, que são: 

  1. Medicamentos que sempre deve ser acompanhado pelo médico;
  2. Por psicoterapia com psicólogo ou com o médico psiquiatra;
  3. E por combinação dos dois tratamentos, ou seja, tanto por medicamentos, quanto por psicoterapia com psicólogo. 

Como controlar ansiedade

Agora que você já sabe o que é ansiedade é importante que você conheça as formas de aliviar os sintomas, já que não tem como acabar com ansiedade. Então, para você controlar a sua ansiedade, recorra as técnicas de controle de respiração, pois, a respiração consciente, ela impacta o funcionamento do corpo inteiro. Para você fazer basta que você escolha um momento do seu dia e estabeleça uma pausa na qual o ato de inspirar e expirar acontecerá de forma controlada, com a atenção apenas na sua respiração. 

Outra forma é conversando com alguém de sua rede de apoio, pois, isso irá ajudar a você a identificar que é um momento de crise e que a sensação que está sentindo de morte é apenas negativa subjetiva e que não está acontecendo realmente. 

Procure fazer atividades com a finalidade de interromper o pensamento e desfocar da crise de ansiedade, então procure escrever, ouvir músicas, ler algo ou até mesmo práticas religiosas caso você possua crenças dessa ordem. 

Para saber mais informações sobre ansiedade como enfrentar o mal do século não deixe de conferir essa e outras matérias aqui no nosso blog!

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