Blog

São as 4 etapas da transformação: "Conhecer, planejar, destruir e reconstruir"

  • Nutrição Joinville: Recomendações nutricionais no emagrecimento e na hipertrofia.

    Melhorar a estética depende constantemente do equilíbrio entre ganhar e perder peso com qualidade. Entre todas as dietas e métodos, você saberia dizer qual o melhor método de nutrição para cada tipo de caso? O que devo fazer para emagrecer? O que devo fazer para aumentar os músculos? Vem que eu te explico!

    nutrição joinville

    nutrição joinville

    Começando pela nutrição voltada a perda de gordura, se você tem objetivo de diminuir esse percentual, muito mais importante do que contar calorias é focar na qualidade dos alimentos. Por exemplo, 200kcal de brigadeiro não nutre da mesma forma que 200kcal de brócolis ou batata doce. Um abacate apesar de ser mais calórico e rico em gordura é mais saudável que uma barra de cereais, que ao contrário tem mais carboidratos! Isto porque os carboidratos exigem mais do nosso organismo, favorecendo o crescimento do tecido adiposo através do aumento da insulina!

    Você não precisa abolir os carboidratos da sua vida, mas se quer emagrecer ou definir, certifique-se de diminuí-los da sua dieta. Dê prioridade as verduras e legumes, oleaginosas (amêndoas, castanhas), carnes e gordura de boa qualidade (queijo, azeite), evitando as farinhas e seus derivados, como por exemplo, pães e bolos ricos em farinhas. Não esqueça que o emagrecimento e a nutrição do seu corpo devem caminhar juntos.

    Contudo, para a nutrição cada corpo é uma exceção! Todos somos diferentes biologicamente, tanto na fisiologia quanto ao exercício físico, por isso cada dieta e prescrição dos exercícios deve ser exclusiva. No entanto, as perguntas são sempre as mesmas, como fazer para perder barriga? O que devo fazer para afinar os braços? Como faço para aumentar as pernas e glúteos? Infelizmente não existe dieta nem exercício específico que garanta seus braços e bundas torneadas.

    nutrição joinville

    nutrição joinville

    Não é possível escolher onde emagrecer ou ganhar mais massa muscular, o emagrecimento acontece como um todo, assim sendo, fazer 500 abdominais por dia não te garantirão uma barriga invejável no verão, mas é bem possível que você tenha uma bela dor nas costas. Para isso existe a estética! Procedimentos estéticos não são ruins e nem são perda de tempo, o que geralmente acontece é que as pessoas os procuram no momento errado!

    Mas voltando ao assunto da hipertrofia, ela deverá ser tratada de forma diferente do emagrecimento, exige um método de nutrição mais pesado com refeições periodizadas em horários e calculada em calorias, ingestão de proteínas, etc.

    nutrição joinville

    nutrição joinville

    Primeiramente, o ideal é que você esteja treinando de forma eficiente, de preferência sendo acompanhado por um bom personal trainer. Também precisará de boas noites de sono reparador, pois dormindo é onde a mágica acontece. Além disso, no quesito nutrição, você deverá estar preparado para comer o que precisa e não somente o que quer.

    Você precisará dar preferência aos alimentos nutritivos e ricos em proteínas, aminoácidos de cadeia ramificada. Carnes, ovos inteiros, raízes ricas em carboidratos, principalmente após os treinos. Irá consumir azeite de oliva, abacate, óleo de coco, gorduras importantíssimas para o processo. Além disso deverá tomar água, talvez mais do que está acostumado, para lidar com uma quantidade aumentada de proteínas na dieta, (entre 1,0g e 2,0g por quilo de peso, isso em média, dependendo do caso até mais).

    E no treino de hipertrofia é obrigatório o uso de suplementos? Apenas se realmente for necessário, na maioria dos casos eles são indicados quando você não consegue comer bem durante sua rotina! Para aqueles que não conseguem se nutrir de forma adequada, para melhorar a nutrição em alguns casos e recomendado o uso de complexos vitamínicos.

    Apesar de não existirem receitas de bolo sobre a existência de uma dieta ideal, evidências científicas ainda sugerem o velho e chato ditado: “exercícios físicos e dieta”, visando principalmente, a perda de peso e alimentação equilibrada.

    Procure por um profissional de nutrição qualificado para avaliar individualmente suas necessidades. CWpersonal, agende já sua avaliação!

Deixe seu comentário